Oficinas 10º FENACE


OFICINAS 10º FENACE
27, 28 e 29 de outubro de 2010
 Centro Cultural Rossini Alves Couto Av. Visconde de Suassuna, 99. Boa Vista,Recife-PE (Antigo Cinema Ritz / Astor)
Valor da Inscrição: 2kg de alimento não perecível 

OFICINA: Técnica Vocal para Regentes e Coristas
PÚBLICO ALVO: Regentes e coristas

CLEACY  DE BRITO FREITAS, natural de Manaus-AM, Bacharela em Música Sacra com habilitação em Canto  pelo Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil. Participou como corista das Óperas "O Guarani", de Carlos Gomes, "A Flauta Mágica", de Mozart, e "Carmina Burana", de Orff, foi umas das Bruxas de "Dido e Enéas" de Purcell. Participou também como solista do Oratório "Elias", de Mendelssohn, e solista da Cantata "As Sete Últimas Palavras de Cristo", de Dubois.
Estudou canto com Elizete Galvão, Lenilda Silva, Carmélia Santos, Jasmin Martorell, e Eloíza Baldini, participou de master class com Guilherme Almeida, Miriam Ruggeri, Katarine Serafin, e Marília Vargas. Atualmente estuda Bacharel em Canto na Universidade Federal de Pernambuco, é corista e solista do coro Sinfônico do Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil.
Foi Professora de Técnica Vocal do curso de extensão do Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil, atualmente é professora de canto erudito no curso de extensão da Universidade Federal de Pernambuco e preparadora vocal do Coro Infantil Cantinho da Boca.


Oficina: A Arte da Direção Coral e a relação do Regente com os coristas.
Público alvo: Regentes e coristas.



JOSÉ AMARO SANTOS DA SILVA. Professor aposentado do Departamento de Música da UFPE, tendo lecionado as disciplinas de História da Música, Canto Coral, Folclore Musical Brasileiro e Regência de Coro. Regente. Compositor. Musicólogo. Historiador. Graduado pela UFPE. Mestre em Música pelo Conservatório Brasileiro de Música - RJ. Autor da "Suíte Afro-Recifense", gravada em CD. Fundou e dirigiu o Coral Universitário do Dep. de Extensão Cultural da UFPE. A Schola Cantorum Pe. Jaime Diniz e o Coral do CEMO. Autor de vários artigos sobre música, e dos livros: O Fascínio do Candomblé e Música e Ópera no Santa Isabel: Subsídio para a história e o ensino da música no Recife.

(Serão trabalhadas na oficina com as peças: AVE MARIA de Thomás Luiz da Victória da polifonia clássica e a peça folclórica: ACORDA POVO E BANDEIRA DE SÃO JOÃO, em arranjo musical da autoria de José Amaro Santos da Silva. Ambas para coro misto.)

Oficina: A importância das mãos e da voz do líder musical
Público alvo: Regentes, coristas e líderes de grupos musicais


MAESTRO ADELMO APOLÔNIO. Ocupa a cadeira de nº 12 da Academia Pernambucana de Música. Professor e Presidente do Conselho Gestor do Centro de Educação Musical de Olinda (CEMO), Regente Assistente da Banda Sinfônica Cidade do Recife desde 1993 e Presidente da Reproart- Revel Produções Artísticas. Fez cursos de regência com Evenilde Veras (BSJP), Osman Gioia (UFPE), João Batista Gonçalves (Londrina), Eleazar de Carvalho (Paraíba), Henrique Gregório (CPM), François Carry (CPCMR, CPM e CEMO), Roberto Farias (Natal e Curitiba) e Dário Sotelo (Campos do Jordão/Tatuí – São Paulo), Issac Karabtchevisky (Mimo–2007-2008-2009). Ministrou cursos de Regência de Banda na Cidade de Cruzeta – Rio Grande do Norte (2000 e 2002).Como regente convidado, regeu a Orquestra Camerata de Olinda, Banda de Música Amigos do Recife, Banda Sinfônica Juvenil Pernambucana. Regeu nomes nacionais e internacionais consagrados, como: Charles Schlueter (USA), Nailson Simões, Edvandro Borges, Ayrton M. Benck, Eliel Correia, Marcos Carneiro, Donald Stuart (USA), Ivaneide Pereira, Estevan Vieira, entre outros.

1ª Oficina: Noções de Fisiologia e Anatomia Vocal.
Público alvo: Regentes, professores de canto e de técnica vocal.

2ª Oficina: Saúde Vocal
Público alvo: Coristas, regentes, professores de técnica vocal e professores de canto.

SANDRA CARMO, fonoaudióloga, especialista em Voz pela UFPE, coordenadora e professora do curso de especialização em Fonoaudiologia Educacional no Instituto de Desenvolvimento Educacional - IDE, vinculado à Faculdade Redentor - RJ. Cursa a pós graduação em Fonoaudiologia do Trabalho. Principais experiências em ministração de cursos e palestras: Oficina de Sensibilização Musical Local: Hospital Ulisses Pernambucano; Curso de Extensão: Fonoaudiologia Para Voz Cantada Local: Departamento De Música UFPE; Curso De Orientação Em Saúde Vocal promovido pela Prefeitura da Cidade do Recife Local: UNICAP; Aula: “Ações Preventivas Em Voz” promovida pela FUNESO; Curso: “Fonoaudiologia para Voz Cantada” para Corais” Locais: Metrorec, Compesa, GRCT (antiga EMTU), Chesf, AFAG, Igreja  Presbiteriana e Igreja Batista Emanuel; Palestra Sobre “Voz” No 3º Festival Nacional de Corais de Empresas - Fenace; Responsável Técnica pelo Coral Cordas e Retalhos há 12 anos; Curso de Aperfeiçoamento da Comunicação Local Brasilit Duração: 6 Meses – 2 Horas/Semanais; Curso De Orientação em Saúde Vocal Promovido pela Prefeitura da Cidade de Olinda carga horária de 32 Horas (2 Turmas); Professora na Disciplina de Distúrbios da Comunicação Humana I (Voz) da Pós - Graduação em Fonoaudiologia Educacional; Coordenadora da Pós-Graduação em Fonoaudiologia Educacional no IDE.

Recepção

Coordenação Geral das Oficinas

Coral RHP no FENACE 2010 29/10/10

 10º Festival Nacional de Corais de Empresas – FENACE
 28, 29 e 30 de outubro de 2010 às 19h30.
 Auditório da Igreja de N. Senhora da Soledade. Av. Oliveira Lima 1029. Boa Vista.

               O 10º Fenace tem como objetivo principal: 1º) Divulgar o Canto Coral através de uma música de qualidade interpretada a quatro vozes e 2º) Formar Platéia. São cerca de 500 coristas cantando as mais belas músicas do repertório sacro, erudito, popular e regional. Nesta edição homenageia a Academia Pernambucana de Música pelos seus 25 anos de fundação e o maestro Jasiel Araújo de Oliveira (in memoriam) pelos relevantes serviços prestados à comunidade do Canto Coral na composição e arranjos musicais para coros. 
                 Oficinas – De quarta (27/10) a sexta (29/10) das 14 às 17h30, no Centro Cultural Rossini Alves Couto (Antigo Cine Ritz/Astor), Av. Visconde de Suassuna 99, Boa Vista serão oferecidas oficinas para maestros, coristas e público em geral. Inscrições pelo site www.abcantocoral.org ou no local, com 2 kg de alimento não perecível. 
                  Social e solidário - O festival tem seu lado cultural, social e solidário. Durante o dia haverá apresentação em locais públicos como escolas, abrigos para idosos e Casa da Cultura. Para os Concertos Oficiais noturnos, a entrada é 2 kg de alimento não perecível que serão doados 50% à Ação da Cidadania Contra a Miséria e a Fome - Comitê Pernambuco Solidário e destinado às famílias e entidades cadastradas nessa Instituição e 50% para as obras sociais da paróquia de Nossa Senhora da Soledade. 
                  Apresentações - O encerramento de todas as noites ficará por conta de um Grande Coro formado pelos participantes, cantando a música “A Viagem” de Cleberson Horsth / Aldir Blanc e Arranjo do Homenageado Jasiel A. Oliveira (in memoriam). 

PROGRAMA GERAL

Dia 28 - Quinta-feira - 19h30
  1. Abertura – Banda da Polícia Militar de PE
  2. Homenagem à Academia Pernambucana de Música e Coral ACÁDEMUS - PE
  3. Coral Canta Vitarella - PE
  4. Coral Chesf - PE
  5. Coral Sons da Terra - RN
  6. Coral Unimed Recife - PE
  7. Coral Canto no Ar / Infraero - PE
  8. Coral Canto no Ponto / GRCT - PE
  9. Grande Coro
Dia 29 – Sexta-feira - 19h30
  1. Coro dos Oficineiros
  2. Coral Municipal do Paulista – PE
  3. Coral RHP – PE
  4. Coral Municipal de Igarassu – PE
  5. Coral Águas do Prata / Compesa – PE
  6. Coral Transpetro de Pernambuco
  7. Grande Coro
DIA 30 – Sábado - 19h30
  1. Coral Canto Livre / AABB– PE
  2. Coral Viver Casa Forte – PE
  3. Coral Venite Adoremus – PE
  4. Coral Clarear – RN
  5. Coral Espírita AFAG Olinda - PE
  6. Coral Jóias Que Cantam – PE
  7. Coral HOPE Esperança – PE
  8. Grande Coro 

O Coral RHP apresentou o seguinte repertório:

Jubilate Deo 
Autor: Jay Althouse
Arranjo: Versão: Emílio de César

Boi Bumbá 
Autor e arranjo: Waldemar Henrique

Canta Brasil 
Autor: Alcir Pires Vermelho e David Nasser
Arranjo: Tarik Bispo

Feira de Caruaru 
Autor: Onildo Almeida
Arranjo: M.Bezerra



Coral Real Hospital Português no WACA 2010


   O Coral RHP no último domingo 17/10/10 participou do 43rd Annual General Assembly da WACA (World Arlines Clubs Association). 
      A abertura do congresso foi no Teatro de Santa Isabel às 19h00 e contou com a presença de representantes da TAP linhas aéreas, Interline, Consulado Português e Governo do Estado de Pernambuco (Sec. de Turismo). 




O Coral RHP apresentou o seguinte repertório:

Canta Brasil
Composição: Alcir Pires Vermelho / David Nasser
Arr.: Tarik Bispo

ABC do Sertão
Composição: Luiz Gonzaga e Zé Dantas
Arr.: Benedito Fonseca

Rosa Branca (Canção Portuguesa)
Composição: José de Jesus Guimarães / Resende Dias
Arr.: Tarik Bispo

Oh! Happy Day
Composição: Edwin R. Hawkins
Arr.: Henoch Thomas Jr. e Newton W. Macedo

     Após a vibrante participação do Coral RHP tivemos também o Balé Popular do Recife apresentando o espetáculo "Nordeste".