Oficinas 10º FENACE


OFICINAS 10º FENACE
27, 28 e 29 de outubro de 2010
 Centro Cultural Rossini Alves Couto Av. Visconde de Suassuna, 99. Boa Vista,Recife-PE (Antigo Cinema Ritz / Astor)
Valor da Inscrição: 2kg de alimento não perecível 

OFICINA: Técnica Vocal para Regentes e Coristas
PÚBLICO ALVO: Regentes e coristas

CLEACY  DE BRITO FREITAS, natural de Manaus-AM, Bacharela em Música Sacra com habilitação em Canto  pelo Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil. Participou como corista das Óperas "O Guarani", de Carlos Gomes, "A Flauta Mágica", de Mozart, e "Carmina Burana", de Orff, foi umas das Bruxas de "Dido e Enéas" de Purcell. Participou também como solista do Oratório "Elias", de Mendelssohn, e solista da Cantata "As Sete Últimas Palavras de Cristo", de Dubois.
Estudou canto com Elizete Galvão, Lenilda Silva, Carmélia Santos, Jasmin Martorell, e Eloíza Baldini, participou de master class com Guilherme Almeida, Miriam Ruggeri, Katarine Serafin, e Marília Vargas. Atualmente estuda Bacharel em Canto na Universidade Federal de Pernambuco, é corista e solista do coro Sinfônico do Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil.
Foi Professora de Técnica Vocal do curso de extensão do Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil, atualmente é professora de canto erudito no curso de extensão da Universidade Federal de Pernambuco e preparadora vocal do Coro Infantil Cantinho da Boca.


Oficina: A Arte da Direção Coral e a relação do Regente com os coristas.
Público alvo: Regentes e coristas.



JOSÉ AMARO SANTOS DA SILVA. Professor aposentado do Departamento de Música da UFPE, tendo lecionado as disciplinas de História da Música, Canto Coral, Folclore Musical Brasileiro e Regência de Coro. Regente. Compositor. Musicólogo. Historiador. Graduado pela UFPE. Mestre em Música pelo Conservatório Brasileiro de Música - RJ. Autor da "Suíte Afro-Recifense", gravada em CD. Fundou e dirigiu o Coral Universitário do Dep. de Extensão Cultural da UFPE. A Schola Cantorum Pe. Jaime Diniz e o Coral do CEMO. Autor de vários artigos sobre música, e dos livros: O Fascínio do Candomblé e Música e Ópera no Santa Isabel: Subsídio para a história e o ensino da música no Recife.

(Serão trabalhadas na oficina com as peças: AVE MARIA de Thomás Luiz da Victória da polifonia clássica e a peça folclórica: ACORDA POVO E BANDEIRA DE SÃO JOÃO, em arranjo musical da autoria de José Amaro Santos da Silva. Ambas para coro misto.)

Oficina: A importância das mãos e da voz do líder musical
Público alvo: Regentes, coristas e líderes de grupos musicais


MAESTRO ADELMO APOLÔNIO. Ocupa a cadeira de nº 12 da Academia Pernambucana de Música. Professor e Presidente do Conselho Gestor do Centro de Educação Musical de Olinda (CEMO), Regente Assistente da Banda Sinfônica Cidade do Recife desde 1993 e Presidente da Reproart- Revel Produções Artísticas. Fez cursos de regência com Evenilde Veras (BSJP), Osman Gioia (UFPE), João Batista Gonçalves (Londrina), Eleazar de Carvalho (Paraíba), Henrique Gregório (CPM), François Carry (CPCMR, CPM e CEMO), Roberto Farias (Natal e Curitiba) e Dário Sotelo (Campos do Jordão/Tatuí – São Paulo), Issac Karabtchevisky (Mimo–2007-2008-2009). Ministrou cursos de Regência de Banda na Cidade de Cruzeta – Rio Grande do Norte (2000 e 2002).Como regente convidado, regeu a Orquestra Camerata de Olinda, Banda de Música Amigos do Recife, Banda Sinfônica Juvenil Pernambucana. Regeu nomes nacionais e internacionais consagrados, como: Charles Schlueter (USA), Nailson Simões, Edvandro Borges, Ayrton M. Benck, Eliel Correia, Marcos Carneiro, Donald Stuart (USA), Ivaneide Pereira, Estevan Vieira, entre outros.

1ª Oficina: Noções de Fisiologia e Anatomia Vocal.
Público alvo: Regentes, professores de canto e de técnica vocal.

2ª Oficina: Saúde Vocal
Público alvo: Coristas, regentes, professores de técnica vocal e professores de canto.

SANDRA CARMO, fonoaudióloga, especialista em Voz pela UFPE, coordenadora e professora do curso de especialização em Fonoaudiologia Educacional no Instituto de Desenvolvimento Educacional - IDE, vinculado à Faculdade Redentor - RJ. Cursa a pós graduação em Fonoaudiologia do Trabalho. Principais experiências em ministração de cursos e palestras: Oficina de Sensibilização Musical Local: Hospital Ulisses Pernambucano; Curso de Extensão: Fonoaudiologia Para Voz Cantada Local: Departamento De Música UFPE; Curso De Orientação Em Saúde Vocal promovido pela Prefeitura da Cidade do Recife Local: UNICAP; Aula: “Ações Preventivas Em Voz” promovida pela FUNESO; Curso: “Fonoaudiologia para Voz Cantada” para Corais” Locais: Metrorec, Compesa, GRCT (antiga EMTU), Chesf, AFAG, Igreja  Presbiteriana e Igreja Batista Emanuel; Palestra Sobre “Voz” No 3º Festival Nacional de Corais de Empresas - Fenace; Responsável Técnica pelo Coral Cordas e Retalhos há 12 anos; Curso de Aperfeiçoamento da Comunicação Local Brasilit Duração: 6 Meses – 2 Horas/Semanais; Curso De Orientação em Saúde Vocal Promovido pela Prefeitura da Cidade de Olinda carga horária de 32 Horas (2 Turmas); Professora na Disciplina de Distúrbios da Comunicação Humana I (Voz) da Pós - Graduação em Fonoaudiologia Educacional; Coordenadora da Pós-Graduação em Fonoaudiologia Educacional no IDE.

Recepção

Coordenação Geral das Oficinas

0 comentários: